domingo, março 05, 2006

A azia e as formas de combatê-la

Nosso estômago contém o suco gástrico, que é necessário à digestão dos alimentos e que é ácido, pois já contém, normalmente, ácido clorídrico (HCl). Em conseqüência de doenças, tensões nervosas ou excesso de comida, a quantidade de HCl no estômago aumenta, causando os sintomas conhecidos por azia.
Uma das maneiras de se combater a azia é ingerir medicamentos que contenham bases de "força média", como, por exemplo, Mg(OH)2 (que existe no "leite de magnésia") ou Al(OH)3 (que existe no Mylanta Plus, por exemplo). Essas bases irão neutralizar o excesso de acidez existente no estômago, aliviando os sintomas da azia.
Uma outra forma de se aliviar a azia é tomar um antiácido, que pode ser efervescente ou não. A diferença entre os antiácidos efervescentes e os não efervescentes está na forma de ação. Geralmente, os não efervescentes agem neutralizando uma parcela do ácido clorídrico presente no suco gástrico, pois contém substâncias alcalinas. Já os efervescentes funcionam estabilizando a acidez na faixa de normalidade (pH entre 1,8 e 2,0).
Os antiácidos efervescentes são, basicamente, uma mistura de bicarbonato de sódio (NaHCO3) com um ácido (os masi comuns são o ácido cítrico e/ou tartárico). Quando o produto é colocado na água, ocorre a formação de ácido carbônico, que é instável se decompõe em água e dióxido de carbono (na forma de bolhas).