domingo, abril 23, 2006

O que é uma reação nuclear?

Tudo o que nos rodeia, desde o ar que respiramos até o alimento que ingerimos, é constituído de substâncias ou compostos químicos. Estas substâncias são formadas pela combinação entre átomos de elementos químicos. Para formar a água, por exemplo, dois átomos de hidrogênio (simbolizados pela letra H) combinam-se com um átomo de oxigênio (simbolizado pela letra O). Portanto, a fórmula da água é H2O.
Um átomo é constituído de duas partes principais: o núcleo e a eletrosfera. Podemos comparar o átomo ao Sistema Solar. O núcleo equivale ao Sol, sendo pequeno em relação ao restante do sistema, porém concentrando a maior massa. Já a eletrosfera é constituída de camadas; embora seja comparativamente maior no que se refere ao tamanho, a eletrosfera é menor em massa, ou seja, é mais "leve" que o núcleo. No núcleo estão os prótons (carregados positivamente) e os nêutrons (sem carga elétrica); na eletrosfera estão os elétrons, carregados negativamente.
Uma reação química envolve o compartilhamento ou a transferência de elétrons de um átomo para outro. Em uma reação química, os núcleos dos átomos permanecem inalterados. Já em uma reação nuclear, como o próprio nome sugere, ocorrem alterações no núcleo do átomo.
A energia liberada em uma reação nuclear é muito maior que a liberada em uma reação química. Por exemplo, a energia liberada pela queima de 12 g de carvão é suficente para aquecer pouco mais de 1 L de água de 20 a 1000C. Já a energia liberada por cada 4g de hidrogênio que são "queimados" na bomba de hidrogênio são suficientes para aquecer, de 20 a 1000C, a quantidade de água equivalente a 52 piscinas de 12 m de comprimento, por 5m de largura e 2m de profundidade!!!!